Evite a síndrome da suspenção inerte com o KEEP MOVING

Keep moving é o estribo de emergência da Conquista Professional – a funcionalidade deste equipamento adia ou mesmo impede a ocorrência da intolerância a suspensão.

Você sabe o que é esta “tal” intolerância a suspensão?
Vejamos: Quando ocorre um 35.3.2 e) (acidentes típicos em trabalho em altura) a chance de a pessoa ficar suspensa pelo cinto é grande conforme abordado em qualquer treinamento de NR 35. Neste momento entra em ação o keep moving (termo em inglês que significa mantenha-se em movimento) fazendo com que a vítima “tolere” a suspensão por mais tempo. Isto acontece quando a vítima pisa no keep moving e assim bombeia sangue através da contração da musculatura das pernas – contraindo as veias – mantendo assim a circulação e oxigenação do cérebro.

Se o trabalhador não tem o keep moving ele tende a ficar antes inerte (parado) ou em choque se sentindo impotente sem poder se ajudar. Ao ficar inerte é acelerada a falta de oxigenação do cérebro que vai gerar estímulos para tentar voltar ao normal. O último estímulo é o desmaio tentando trazer o corpo para a horizontal, isto resolveria o problema, se a vítima não estivesse suspensa pelo cinto!

Não ter um keep moving preso ao cinto é ir contra o que pede a 35.4.5.1 k) (reduzir o tempo da suspensão inerte do trabalhador).

Agora outra pergunta: vale correr o risco de não ter um ou dois keep moving presos ao cinto quando estiver exposto a uma queda?

Fácil de utilizar – se conecta a qualquer cinto paraquedista!

Clique aqui e baixe o PDF desta matéria

Leave a Reply

WhatsApp chat